domingo, 15 de abril de 2012

PÁSCOA ORTODOXA GREGA ..

Ovos Vermelhos de Páscoa
Kókina pasxhaliná avghá
Κόκκινα πασχαλινά αυγά

AHH,COMO EU SOU SORTUDA !!!
Tenho 2 Páscoas..
Comemoro a Católica e a Ortodoxa..ehh
Quando chega a Páscoa chega também a época de ganhar Ovos de Páscoa. Νo Brasil a gente costuma dar e ganhar ovos de chocolate, uma tradição que começou na corte francesa. Na Grécia também há troca de ovos de chocolate, mas a tradição que vem desde a antiguidade é de presentear com ovos cozidos tingidos de vermelho.
Muito antes do cristianismo, nossos ancestrais pintavam e decoravam ovos para festejarem a continuação da vida. Os ovos, naquela época, simbolizavam os presentes perfeitos da natureza e eram utilizados para comemorar a chegada da primavera. O ovo, símbolo antiqüíssimo do nascimento do mundo, do nascimento da vida, é encontrado em diversos cultos ancestrais, ele tem dentro de si o poder da vida e acreditava-se que podia transmiti-la aos homens, animais e plantas.
A pintura dos ovos acontece na quinta-feira que antecede a Páscoa (Μεγάλη Πέμπτη - Megháli Pempti ou Grande Quinta) e por isso é chamada de Κοκκινοπέφτη(Kokinopéfti - vermelho cai), lembrando o derramamento do sangue de Cristo.
Antigamente, também, o trabalho começava na madrugada com o início do novo dia. A panela onde eram cozidos os ovos tinha que ser nova, o número de ovos era determinado, a tinta onde eram pintados era guardada por quarenta dias e não podia ser jogada fora de casa.
As cores para a pintura dos ovos provinham de diversas plantas, a cor de mel era obtida a partir das cascas de cebola, a cor amarela das folhas de amendoeira, o vermelho vivo das papoulas. Atualmente, compra-se a tinta pronta em diversas cores e a mais utilizada é a vermelha. Já se encontram também ovos pintados e decorados prontos em lojas e supermercados, sinal dos tempos.
Um ritual que acontece após a missa da Ressurreição e se repete por todo o dia de Páscoa é a quebra dos ovos. Cada pessoa ganha um ovo e segura firmemente envolto na mão, então bate no ovo que está na mão da outra pessoa e ao quebrar um dos ovos diz Χριστός Ανέστη (Xhristós Anésti) - Cristo ressuscitou, e a outra pessoa responde Αληθώς Ανέστη (Alithós Anésti) - Na verdade, ressuscitou. A quebra dos ovos vermelhos simboliza a Ressurreição de Cristo.
O ovo simboliza a vida e a criação que contém esta vida. Quando se rompe a casca do ovo nasce uma vida e quando fazemos o ritual de quebra dos ovos isto simboliza o rompimento da sepultura de Cristo e sua Ressurreição.


XRISTOS ANÉSTI
Χριστός ανέστη
XRISTOS ANÉSTI
Cristo Ressuscitou!
Desde o Concílio de Nicéia (ano 325 a.D.), convocado pelo Imperador Constantino, foi decidido, por unanimidade, que a Páscoa fosse comemorada por todos os cristãos no mesmo dia. As resoluções deste Concílio determinaram que a data da Páscoa fosse comemorada sempre no Domingo seguinte à lua cheia do equinócio da primavera, isto é, após o dia 21 de março e, portanto, sempre depois da Páscoa Judaica.

O equinócio é a época em que o dia e a noite têm a mesma duração em todos
os países do mundo.
Antes desta decisão, cristãos e judeus comemoravam a páscoa juntos. Afinal, eles tinham muito em comum. Os autores do Novo Testamento eram judeus, bem como os apóstolos e os primeiros discípulos. Mas a páscoa tinha significados diferentes entre cristãos e judeus. Então os gentios começaram a ver a necessidade de se mudar a data. Os gentios eram cristãos sem origem judaica. Daí a decisão do Concílio Ecumênico de Nicéia.
A Igreja Romana comemora a data em separado da ortodoxia. No entanto, as comemorações coincidem de 4 em 4 anos (anos bissextos),
Curioso que mesmo após a separação em 1054 da Igreja de Roma da Pentarquia Ortodoxa, a Igreja do Ocidente continuou a celebrar a Páscoa conforme o Concilio de Nicéia determinava. A unificação das datas seguiu seu curso normal até 1582 (a.D.), quando a Igreja Romana adotou o calendário gregoriano, elaborado pelo Papa Gregório XIII.

Jejum
Cada encontro com Deus requer uma preparação. E com o cristão ortodoxo não é diferente. Sempre, antes da Páscoa, passamos pela Quaresma. Durante a Quaresma, o ortodoxo pratica um jejum estrito:
  • Semana dos laticínios (semana anterior à quaresma): carnes e derivados estão proibidos, mas permite-se o consumo de ovos e laticínios, mesmo na quarta e sexta-feira.
  • Primeira semana da Quaresma: não se consome nenhum alimento nos primeiros cinco dias da Quaresma, exceto por uma refeição diária na quarta e sexta-feira após a Liturgia dos Pré-Santificados, mantendo-se as restrições usuais. Hoje em dia, essa disciplina é mantida apenas por comunidades monásticas.
  • Dias da semana durante a Quaresma: durante as seis semanas da Quaresma, mantemos o jejum estrito, ou seja, não consumimos carnes e derivados, peixes com espinha, ovos, laticínios, vinho e azeite de oliva.
    Aos sábados e domingos, o consumo de vinho e azeite é permitido.
  • Semana Santa: Nesse dia, permite-se o consumo de vinho e azeite. Nas comunidades monásticas, a refeição da noite da quinta-feira é a última até o dia de Páscoa. Na Sexta-feira Santa, praticamos o jejum mais estrito do ano.
  • O jejum da Quaresma encerra-se após a Liturgia de Páscoa no domingo.
Dispensas do jejum:
Permite-se o consumo de vinho, peixe e azeite nas festas da Anunciação e no Domingo de Ramos, bem como nas festas dos principais santos e do padroeiro da paróquia que o fiel freqüenta.
Crianças pequenas, enfermos, idosos, gestantes, lactantes ou com problemas de saúde, como: diabetes por exemplo, estão dispensados do jejum pela Igreja.
Mami e filhão

Koki,Dandara e Alice na barriguinha da mamãe


Theodoro Nicholas com o mano koki ..rsrs

Aqui,a massa do pão de Páscoa

TSUREKI
1 1/2 kg de farinha de trigo
400 gr de acúcar
320 gr de manteiga derretida
100gr de fermento
230 ml de leite
8 ovos
1 copo de suco de laranja
raspas de casca de laranja
1/2 dose de conhaque

Dissolver o fermento com um pouco de leite morninho,e colocar umas 3 colheres de farinha de trigo.
Deixar descansar até que cresça em lugar protegido(quente).
Quando cresçer, colocar o restante da farinha de trigo,abrir uma cavidade no meio e ir acrescentando os outros ingredientes.
Trabalhar bem a massa,talvez precise de um pouco mais de farinha de trigo.
A massa ñ é muito firme,deve ficar molinha mesmo..rs
Deixar cresçer,até dobrar de volume.


Fazer cobrinhas com a massa e enrolar..rs
fica esquisitinho,né? kkkk


 Colocar um ovo pintado no centro
Durante o ano podemos fazer esta massa tbém,que é deliciosa,porém sem usar os ovos tingidos..

Os meus ficaram meio feinhos este ano..rs
Gostosos,mas feinhos..
Mas o que vale é a intenção,né?


LASANHA DO CHEF TONINHO


Yehhhh,super lasanha com massa caseira
hummmmmm
Adoro tudo isso..rs

Nosso almoço delícia..


Minha sogra querida D. Lourdes
Querida mesmo,muito fofa,amo ela de montão !!!

Este foi nosso dia de Páscoa..
Adoro preservar a tradição que aprendi e vivi com meus Pais..

Nenhum comentário:

Postar um comentário