quinta-feira, 8 de abril de 2010

CHRISTOS ANÉSTI !!!!

CRISTO RECUSSITOU!
VIVA!
SÁBADO DE ALELUIA .
CRISTO RECUSSITOU!
VIVA!
É um dia muito festivo e feliz para os Cristãos Ortodoxos ..
A chama da minha vela eu peguei diretamente das mãos do "Papuli",nosso Padre
é assim que eu o chamo ...
Notem que estou com um candeeiro, é costume levar para casa a vela acesa, onde se faz uma marca de cruz na porta de entrada, para que esta casa seja abençoada durante todo o decorrer do ano, e se ascendem também os "kadilis" velinhas do altar de casa, onde estão os ícones dos Santos.
VIVA!
Já em Casa é festa, e Também madrugada ... rs
Estamos famintos Todos rs ..
Jejuamos durante 40 dias, sem carnes, leite,ovos, queijo, enfim proteínas em geral ..
Para limpar o corpo e alma, mas hoje é festa!

Este prato se chama Magiritsa
Típico aqui na Grécia, é o que todos os Gregos comem na madrugada de Sábado de Aleluia.
É feito de miúdos de cabrito, alface, um tipo de sopa, sei que não pareçe muito bonito .. rs
Mas é muito gostoso .. rs
Os Cristãos Ortodoxos costumam pintar ovos de vermelho
E  os quebram numa brincadeira,brindando a ressurreição de JESUS CRISTO dizendo
 CHRISTOS ANÉSTI!
ou seja:
CRISTO VIVE!
Para nós é uma alegria esta brincadeira rs ..

A marca de Cruz feita com a chama da Recurreição de Jesus ...
A cada ano que passa ela aumenta,mas é bom a senssação de proteção que ela nos passa ...
Isso é Fé !

2 comentários:

  1. Adorei sua postagem... como é gostoso aprender um pouco sobre a cultura de outros povos!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Sofia, minha xará!! Primeiro, muito obrigada pela visita. Que bom que você gostou, volte sempre!! Adorei seu blog. Meu sonho é conhecer a Grécia, que lugar mais lindo!!!! Já adicionei esse blog na minha lista e sempre estarei aqui fuçando... a propósito, que lindo esse casaco preto da foto!! Amei!!! Um bjao e um ótimo domingo pra vc!!

    ResponderExcluir